segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Berlim! Parte I

No dia 27/12/2013 acordamos cedinho e nos despedimos de Londres, com sentido à Berlim.
Já com a lista dos hotéis do Contiki em mãos, fomos diretamente para o hotel encontrar com o grupo e ter a primeira reunião.
Para sair do aeroporto nos batemos um pouco. Apesar de ter ônibus que saem sentido cidade, não há muita informação sobre onde, qual deles (são VÁRIOS!). Saímos perguntando pro pessoal até conseguir se ajeitar!
Como nosso voo atrasou e chegamos apenas no final da reunião, mas sem problemas, o nosso guia resumiu tudo depois!!
Já eram quase 20h e já nessa noite saímos para jantar e conhecer o pessoal.
São pessoas do mundo inteiro, por isso é fundamental o inglês - com entendimento em vários sotaques! hahaha (confesso que alguns você passa a viagem inteira se perguntando se é inglês mesmo! =P).
Acabei não anotando o nome dos restaurantes, uma pena, mas estava muito legal! As mesas eram para 8 pessoas cada, assim podíamos conhecer uns aos outros.
De entrada serviram uma sopa de batata com salsicha, bem tradicional na Alemanha e muito saborosa!!! Prato principal tinham duas opções: purê de batata com salsicha alemã ou almondegas com molho branco e batatas cozidas. Bom, tinha BATATA, BATATA, BATATA.... sorte que AMO batata! =D Também pedimos uma cerveja típica, muito gostosa!!


 


E assim terminou o primeiro dia de Contiki, com todos conversando muito e se animando com o grupo!!

No dia seguinte tínhamos um passeio para o Campo de Concentração de Sashsenhausen, próximo à Berlim. Ao mesmo tempo que é MUITO interessante, é muito triste, e é como se a agonia que todas aquelas pessoas sentiram ainda estivesse presa ali. 

Um dos barracões "sobreviveu" à guerra e aos bombardeios, então eles recuperaram e reconstituiram algumas partes, de acordo com o que antigos prisioneiros do campo descreviam. Tem dormitórios, banheiros, prisão... tudo muito triste.


O campo de Sachsenhausen funcionou entre 1936 e 1945. No início era apenas para prisioneiros políticos e mais adiante judeus, polacos e soviéticos. Lá também eram realizados experimentos médicos na época do nazismo (a "enfermaria" ainda está lá, a mesa onde eram feitos os experimentos e tudo!).
Além disso, esse centro funcionava como escola para os oficiais nazistas. Nessa época, dos 200.000 prisioneiros que lá passaram, mais de 100.000 morreram de fome, frio e outras doenças!! Isso sem contar os que foram fuzilados! 

O ambiente é tão pesado que parece não ser adequado nem conversar!

 Vários cartazes contam a história no caminho até a entrada da Campo

Portal de entrada 

"O trabalho liberta" 

Barracões que sobreviveram aos bombardeios 

Lavatórios 

Placas explicam e contam os horrores vividos no Campo 

Dormitório 

Um dos locais em que executavam os "presos" 

Sala de experimentos médicos

A tarde voltamos para Berlim e fomos para o East Side Galery, uma trecho com mais de 1km do Muro de Berlim, partes restauradas, partes preservadas. Atualmente é considerada uma galeria de arte, por seus lindos graffitis espalhados ao longo do muro.








No final da tarde, fomos na Alexandre Platz. Tinha um amável feira de Natal, e a Torre de TV (não conseguimos subir pois as entradas já estavam esgotadas). Aproveitamos para experimentar comidas de feira e entender um pouco mais da cultura local.





Para encerrar o dia, fomos participar de um "Eye Spy" em Berlim. Iniciamos em um bar meio balada, onde tomamos um cerveja, nos separamos em duas equipes (homens e mulheres) e começamos a particpar de um caça ao tesouros! Mas o tesouro era o próximo bar!!!! Foi bem divertido, andamos atrás das pistas espalhadas pela cidade até chegarmos no outro bar. Tomamos uns drinks (escolhi um Jagerbomb!!) e umas cervejas. Todos já estavam super enturmados! Então recebemos os tickets de metro para irmos para uma balada: Matrix!
Super recomendo!!!! Estava demais!!!

Primeiro bar! 

Caça ao "tesouro" 

MATRIX!



Nenhum comentário:

Postar um comentário