quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

4 dias em BudaPeste s2 - Dia 1

Enfim chegamos ao nosso último destino dessa maravilhosa viagem pelo Leste Europeu, que se mostrou incrível, bonita, de uma cultura muito rica e experiências únicas!!!

Budapeste é a capital da Hungria, país de língua impossível (segundo nossa guia a mais difícil do mundo!) e uma moeda complicadinha, Florins! Para a sorte dos brasileiros, pelo menos no início de 2014, o valor era mais ou menos 100 florins = 1 real, o que facilitava muito a vida.
A cidade é dividida em Buda, a parte do Castelo de Buda, linda, nobre e onde moram apenas os mais abastados. E Peste, onde fica o centro comercial, as prças, as Utkas (Andrassy e Vaci) e os hotéis. 

Roteiro deixado no mural do Hotel em cada cidade com a programação

Como sempre, chegamos final da tarde, fizemos check in no hotel, um pouco afastado do centro, mas com café da manhã e WiFi incluídos. Após o devido procedimento chegada (ajeitar as coisas, tomar banho) encontramos o grupo e fomos até o centro, achar um lugar para jantar.

Fomos deixados no Oktogon, um cruzamento da Andrassy Utka (a "Champs Elysse" do leste) com a Terez krt.. É nessa Terez que se encontram vários restaurantes bacanas, um deles escolhido por nós =)

Depois de bem alimentados, fomos para o Szimpla Kert, o barzinho mais pop de Budapeste para os estrangeiros. Ele é super diferente e legal, com vários ambientes loucos, com sofás, mesinhas, música boa e muita gente! E quando eu digo vários ambientes, é porque são VÁRIOS mesmo! Como se fossem juntando salinhas (confortáveis!) e decorando no estilo que só esse bar-balada consegue!!! É imperdível!!!

Foto péssima do bar - desculpa, única que tirei. A de baixo peguei no google!

No dia seguinte acordamos bem cedo para visitar o Parlamento. E sério, é O Parlamento. Só perde para o de Londres!!
Agora uma dica com relação ao Parlamento: ele é bem concorrido e as vagas limitadas. Então o ideal é comprar a entrada antecipada pela internet ou chegar BEM cedo no dia que pretender visitá-lo. E é atração obrigatória em Budapeste!!! Pegue um guia para ir explicando os detalhes, é muito curioso: desde o motivo da altura das torres, do número de degraus na escada, até a sala da Coroa, onde é proibido tirar fotos!

 Escadarias que levam à sala da Coroa

Lá na frente, a sala da Coroa

O tapete que, se você caminhar nele, te garante vida longa! =P 

Sala do Congresso

Depois seguimos para o Monte Gellert, ótima decisão dos planejadores!!! Para começar a cidade e ter aquele sentimento de "Meu Deus, que cidade maravilhosa", não tinha lugar melhor!!! A vista é esplendida, e o nublado do dia apenas deu um charme a mais!!! Ali também fica a "Estátua da Liberdade" de Budapeste, erguida em comemoração à libertação da Hungria em face da União Soviética, durante a Segunda Guerra Mundial. Aliás, Budapeste tem vários pontos marcantes da 2GM, foi uma cidade que sofreu muito durante essa guerra.




Após o Monte, fomos para o Bastião dos Pescadores, outro ponto turístico mais que obrigatório, localizado em Buda, na região do Castelo. Esse monumento foi construído em homenagem às 7 tribos que fundaram a Hungria, que são representadas pelas 7 torres. O nome de "Pescador" foi em razão dos Pescadores que ali ficavam para proteger suas terras muito antigamente, salvo engano na Idade Média. As vistas são lindas e rendem muitas fotos!!! O Castelo de Buda é hoje Patrimônio da Humanidade.









Ali na frente fica a Igreja de Matias, uma Igreja que impressiona com seu telhado de azulejos coloridos. Além da Igreja, a região do Castelo possui várias outras construções bonitas, como o próprio Castelo de Buda (por óbvio!), que na verdade é o Palácio Real, e várias outras pelas ruazinhas que valem a pena passear a pé!


Para finalizar o passeio guiado, fomos até a Praça dos Heróis, no final da Andrassy Ut. Nessa praça estão estátuas dos sete líderes húngaros (das tribos homenageadas no Bastião dos Pescadores), e outras pessoas importantes para o país. Ali também fica o Museu de Belas Artes, para quem se interessar por Arte.




Ali também fica o maior parque de termas de Budapeste, o Széchenyi, com a maior parte das piscinas ao ar livre. É um dos mais em conta para se frequentar, bem movimentado. Lembrando que em Budapeste é super tradicional o banho termal. Mas não só dos banhos termais vive esse complexo!! Ali também  funcionam massagens, hospital, tratamentos estéticos entre outros.

Por último, ainda nesse mesmo espaço, está o Parque Varosliget, onde estão, além das termas de Széchenyi, o zoológico de Budapeste e o Castelo de Vajdahunyad, onde no inverno fica uma pista de patinação IMENSA!! 

Porém, nesse primeiro dia estávamos muito cansados (noite passada foi balada né!) e a noite tínhamos o passeio no barco de despedida do Contiki!! Então preferimos ir para o hotel descansar um pouco e deixamos a patinação e as termas para outro dia.

O passeio no barco com jantar foi inesquecível! Até porque foi a despedida do nosso grupo (eu e o Willian ficamos mais 3 dias na cidade). Serviram janta típica da Hungria, que é o famosíssimo e maravilhoso Goulash, além de frango com páprica e uma massinha que lembra muito gnocchi, porém menorzinha e irregular.






 Depois fomos todos para a parte de cima do barco, onde pudemos apreciar todas as belezas de Budapeste à noite!! O Castelo, o Parlamento, as Pontes, tudo LINDO demais!!! Super recomendo!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário